Cadastro Único reúne as informações dos cidadãos brasileiros e serve como base de dados para identificar as famílias em situação de pobreza e pobreza extrema.

O Cadastro Único reúne as informações dos cidadãos brasileiros e serve como base de dados para identificar as famílias em situação de pobreza e pobreza extrema. É através dele que é realizada a inscrição nos programas sociais do governo, diante de tamanha importância é preciso que os inscritos fiquem atentos ao comunicado do Cadastro Único.

Algumas regras do CadÚnico terão mudanças importantes em 2023, com o objetivo de evitar as fraudes na concessão do Bolsa Família, o principal programa de transferência de renda do Governo Federal a partir do próximo ano. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou diversas falhas nos cadastros do Auxílio Brasil.

É preciso informar os dados corretamente e mantê-los atualizados, dessa forma o cidadão pode participar de diversos programas das esferas municipal, estadual e federal. A atualização deve ser feita nas unidades de atendimentos do cadastro único do município de Valparaíso de Goiás, os dados são repassados para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Cadastro Único é uma base de informações que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Segundo o Governo Federal, as famílias que podem se inscrever precisam ter:

Renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660,00); ou

Renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.960,00); ou

Renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Documentações necessárias:

RG,

CPF

Comprovante de Residência (atualizado).

Declaração de Escolar (das crianças que estão estudando).

Todas documentações originais não precisam de cópias.

Endereço: Rua 65, Quadra 88, Lote 13, 2² Etapa Jardim Céu Azul

Horário: 08 às 11h50 e das 13h15 às 16 h (segunda a sexta-feira).

 

Gazeta Municipal

*Com informações de SECOM-PMVG/ Foto: Divulgação